Visto: 2882 veces
Advento e Direitos Humanos - Assessoria para a Promoção dos Direitos Humanos da Igreja Metodista - 3RE
LITURGIA DE ABERTURA
Prelúdio
Ciranda (Sandra Peres e Zé Tati - https://youtu.be/VjcB2NwNoFk)
Palavra de Acolhida
Reunimo-nos em nome do Pai, Filho e Espírito Santo para celebrarmos o 4º Domingo do Advento, com o tema: Direitos das Crianças! O Natal está quase chegando e hoje vamos dedicar esse tempo à adoração, reflexão e comunhão, na esperança de que o Deus que se fez crianças habite em nós e nosso mundo seja transformado por sua inspiração.
Hino: Adoremos o Senhor (Hinário Evangélico 08)
LITURGIA DA PALAVRA
Leitura do Profeta: Isaías 7.10-16 (NTLH) - (Por uma pessoa idosa)
O SENHOR Deus enviou ao rei Acaz esta outra mensagem:
— Peça ao SENHOR, seu Deus, que lhe dê um sinal. Esse sinal poderá vir das profundezas do mundo dos mortos ou das alturas do céu.
Mas Acaz respondeu:
— Não vou pedir sinal nenhum. Não vou pôr o SENHOR à prova.
Então Isaías disse:
— Escutem, descendentes do rei Davi! Será que não basta vocês abusarem da paciência das pessoas? Precisam abusar também da paciência do meu Deus? Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel. Quando ele chegar à idade de saber escolher o bem e rejeitar o mal, o povo estará comendo coalhada e mel. Mas, mesmo antes desse tempo (no qual saberá discernir e rejeitar o mal), ó rei Acaz, as terras daqueles dois reis que lhe causaram tanto medo ficarão completamente abandonadas.
1ª Iluminação
Cântico: Luz do Senhor
Ó, Luz do Senhor, que vem sobre a Terra,
Inunda meu ser, permanece em nós.
(Após o cântico, “Luz do Senhor”, uma criança que represente os imigrantes e pessoas refugiadas, acende a vela referente ao primeiro domingo, exclamando a oração a seguir)
Oração: Senhor, pedimos sua luz e direção a todos os povos da terra, e com carinho especial às pessoas que, por diversos motivos, estão distantes de suas casas, cidades ou países. Ensina-nos a acolhermos as pessoas imigrantes e refugiadas como acolhemos o próprio Cristo.
Salmo 80.1-7, 17-19 (NTLH) (Por uma pessoa negra)
Ouve-nos, ó Pastor de Israel! Escuta-nos, tu que guias o teu rebanho! Tu que estás sentado no teu trono, que fica sobre os querubins, mostra a tua misericórdia pelas tribos de Efraim, Benjamim e Manassés! Mostra-nos o teu poder; vem e salva-nos. Faze com que prosperemos de novo, ó Deus! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos. Até quando, ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, ficarás irado com as orações do teu povo? Tu nos tens dado pão de lágrimas para comer e um copo cheio de lágrimas para beber. Tu deixas que as nações vizinhas briguem por causa da nossa terra e que os nossos inimigos zombem de nós. Faze com que prosperemos de novo, ó Deus Todo-Poderoso! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos. [...] Protege e guarda o povo que escolheste, a nação que fizeste crescer tão forte. Não nos afastaremos de ti outra vez; conserva a nossa vida, e nós te louvaremos. Faze com que prosperemos de novo, ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos.
2ª Iluminação
Cântico: Luz do Senhor
Ó, Luz do Senhor, que vem sobre a Terra,
Inunda meu ser, permanece em nós.
(Após o cântico, “Luz do Senhor”, uma criança negra, acende a vela referente ao segundo domingo, exclamando a oração a seguir)
Oração: Senhor, pedimos sua luz e direção a todos os povos da terra, e com carinho especial às pessoas que sofrem com o racismo e a discriminação. Ensina-nos a enxergarmos a dignidade e construirmos os direitos de todas as pessoas, particularmente aquelas que mais sofrem. Amém.
Leitura da Epístola: Romanos 1.1-7 (NTLH) (Por uma mulher)
Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus, escrevo esta carta. Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus. Há muito tempo essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio dos seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas. Ela fala a respeito do Filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, como ser humano, foi descendente do rei Davi. E, quanto à sua santidade divina, a sua ressurreição provou, com grande poder, que ele é o Filho de Deus. Por meio de Cristo, Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele. Entre essas pessoas estão vocês que moram em Roma, a quem Deus tem chamado para pertencerem a Jesus Cristo. Por isso eu escrevo a todos vocês que estão em Roma, todos vocês a quem Deus ama e a quem tem chamado para serem o seu próprio povo. Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!
3ª Iluminação
Cântico: Luz do Senhor
Ó, Luz do Senhor, que vem sobre a Terra,
Inunda meu ser, permanece em nós.
(Após o cântico, “Luz do Senhor”, uma menina , acende a vela referente ao terceiro domingo, exclamando a oração a seguir)
Oração: Senhor, pedimos sua luz e direção sobre todas as mulheres, e, com carinho especial, àquelas que sofrem com a violência. Ensina-nos enfrentarmos a desigualdade entre homens e mulheres e a construirmos um mundo mais fraterno e humano para todas as pessoas. Amém.
Mateus 1.18-25 (NTLH) (por uma criança) O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber.
Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
— José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel.” (Emanuel quer dizer “Deus está conosco”.) Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus.
4ª Iluminação
Leitura dos Direitos das crianças e adolescentes - ONU
1 - Todas as crianças, independentemente de cor, sexo, língua, religião ou opinião, têm os direitos a seguir garantidos.
2 - A criança será protegida e terá desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social adequados.
3 - Crianças têm direito a nome e nacionalidade.
4 - A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica.
5 - Crianças com deficiência terão tratamento, educação e cuidados especiais.
6 - A criança precisa de amor e compreensão.
7 - A criança terá direito a receber educação, que será gratuita pelo menos no grau primário.
8 - As crianças estarão, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9 - A criança será protegida contra qualquer crueldade e exploração. Não será permitido que ela trabalhe ou tenha ocupação que prejudique os estudos ou a saúde.
10 - Toda criança terá proteção contra atos de discriminação.
Oração de Confissão (pessoas adolescentes, jovens e adultas):
Perdoa-nos Senhor, quando não priorizamos as crianças sociedade. Perdoanos pois a sociedade que criamos as exclui de direitos muitas vezes básicos. Perdoa o nosso culto adulto e ensina-nos a construirmos uma igreja na qual as crianças sejam protagonistas da missão, com toda proteção e cuidado.
Proclamação de Perdão (por uma criança)
Vocês estão perdoados. Mas precisam empenhar-se mais para que o mundo e nossa igreja seja um espaço onde as crianças vivam a plenitude da paz e da alegria! Que a paz de Deus esteja conosco! Amém.
(Enquanto a comunidade canta: “Luz do Senhor”, a mesma criança que proferiu a proclamação de perdão acende a quarta vela do Advento.)
Ofertório
Cântico: Nasce Jesus! (Hinário Evangélico - nº 20)
Prédica
(Sugestão: chamar todas as crianças para o altar, sentar-se com elas no chão e compartilhar uma mensagem na sua linguagem)
LITURGIA DA MESA
Credo para o advento (Rev. William de Melo) T
odos/as: Cremos em Deus que cria e recria a vida e a ilumina com a esperança da plena libertação. Que se identifica com todas as pessoas que batem de porta em porta na busca por um lar, por um lugar seguro, por um modo digno de viver. Que ama mais que pai e mãe e, por isso, jamais nos desampara.
Cremos em Jesus, Deus que se fez criança, experimentando a fragilidade e a aspereza da manjedoura como lugar de exclusão e abandono, para anunciar que sua graça não reconhece limites nem fronteiras. Para apregoar que o Deus-conosco, que provou do cinismo do poder humano, enfrentou e venceu a morte, ressurgiu e nos convida a suplantar a morte em vida continuamente.
Cremos no Espírito, que põe em movimento as forças da vida, transformando o deserto em terra fértil, dores em gritos de alegria, muros em portas de entrada, solidão em abraços solidários, unindo pessoas na construção de um mundo casa de todos os povos em que prevalecem a paz a justiça e o direito.
Cremos na Igreja, lugar de misericórdia e bondade, tenda de Deus para os seres humanos, onde o Deus-criança nos convida a estender as mãos aos peregrinos que vagam em busca de teto, pão e paz. Cremos no Reino de Deus, novo céu e nova terra, sem fronteiras, sem armas, sem inimigos, lugar de vida plena para todos os povos. Amém
Celebração da Ceia do Senhor
(Caso a comunidade celebre a Ceia neste domingo, convidar as crianças para participar do ritual específico)
LITURGIA DE ENVIO
Cântico: Sininhos de Natal (Hinário Evangélico nº 21)
Oração final
(pelas crianças do mundo e pelas pessoas que sofrem e situações de injustiça espontânea)
Pai Nosso
Bênção apostólica
Amém Tríplice
Poslúdio: “Criança não trabalha” do Palavra Cantada, composta por Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. https://youtu.be/u9aa7FqMcRU
Este recurso foi preparado por Pedro Camargo, Pastor Metodista (Brasil).